segunda-feira, 11 de maio de 2009

Mem-Martins – Tróia – V.N.Mil Fontes – Odeceixe – V. N.Mil Fontes – Meco – Mem-Martins...

Como já mencionei no outro texto aqui publicado, eu, como qualquer pessoa, tem um grupinho de amigas que, de vez em quando, comete algumas loucuras...saudavéis! Neste momento estou a lembrar-me de uma delas. Desta vez, as protagonistas da história são a Andreia, a Carina e eu.
No ano passado, a 15 de Agosto 2008, decidimos fazer um dia de praia. Combinamos tudo de véspera e preparamos o farnel. Quando acordamos estava um dia pavoroso, chovia imenso! Mas os nossos planos não podiam ser alterados...colocamos o farnel na bagageira do carro da moçinha Andreia e fomos à procura do sol.
Foi uma busca duradoira, o sol insistia em manter-se escondido e, como tal, tivemos que rumar ao sul. Inicialmente, pensamos que, Tróia seria o destino. Mas não ficando satisfeitas com as nuvens, que por ali pairavam, continuamos viagem... fizemos uma paragem no Carvalhal para um merecido pequeno almoço e de seguida arrancamos. Próxima paragem...hummm... decidiríamos pelo caminho...
Assim sendo, continuamos rumo ao sul...cada uma dava um palpite, qual deles o melhor...até que a Andreia falou em Mil Fontes...[Vila Nova de Mil Fontes]. Claro que as outras duas doidas alinharam de imediato nessa aventura e lá fomos nós... felicissimas da vida porque pensávamos que um sol radiante aguardava-nos. Enganamo-nos, também estava o céu enevoado...Entretanto, a Andreia, que tinha retirado do porta luvas um guia de praias de Portugal, disse para escolhermos uma praia...continuando a viagem ocorreu-nos ir até ao Algarve. Ideia interessante, visto termos lá uns amigos a passar alguns dias de férias. A sorte desses amigos foi nós não sabermos ao certo onde eles se encontravam, caso contrario teríamos surpreendido-os. Ainda houve várias tentativas de contacto, mas o pessoal de férias não está atento ao telefone e, por isso, essa ideia foi descartada. Sorte a deles...eheheh...
Enfim...continuamos viagem e instalou-se a “discussão” sobre o local para fazer praia...olhamos para o mapa da costa vicentina e decidimos ficar mesmo na fronteira entre o Alentejo e o Algarve, ou seja, Odeceixe. A decisão deveu-se, em larga escala ao que ouvimos na rádio...estava a decorrer a Feista...seria uma espécie de momentos zen na dita localidade, onde na praia estava previsto o tai chi, yoga e outras praticas orientais. Nós, não somos pessoas ditas zen...mas gostamos de coisas diversificadas e diferentes, e estando de acordo lá fomos nós...
Chegamos por volta do meio dia. Estacionamos o carro, mesmo na berma da estrada, um parque improvisado...pegamos na marmita e descemos até à praia muito sorridentes...estava um lindo dia de sol!
Brincamos muito com essa situação, pois só faltava o garrafão de vinho para termos a descrição perfeita do típico portuga que sai bem cedo de casa com a família para passar o dia na praia.
Para completar este quadro, chegamos à praia abancamos e começamos a comer...afinal já era hora de almoço e estávamos esfomeadas. O farnel estava bem recheado...uns fritos, feitos pela Andreia, umas sandes da autoria da Élia e uma bela fruta preparada pela Carina...não podia estar melhor! De barriguinha composta apreciamos a beleza do local...a praia é maravilhosa, quase que paradisíaca! Passados alguns momentos o pessoal decidiu que merecia algum repouso (dado a ocorrência da noite anterior, em que só dormimos 2 horitas porque a noite no Plateau estava brutal, com boa música e ninguém conseguiu sair dali). Com a dificuldade que tenho de dormir na praia, fiquei bem desperta e olhar o mar.
Passado o tempo de repouso...o pessoal tentou ir a banhos, mas a água estava geladinha...mas ainda houve alguém a dar um belo mergulho!
Imaginem só que já na horita do lanche, chega uma família que veio, literalmente, acampar na praia. Digo acampar porque, realmente, trouxeram a tenda e a montaram com rigor. Até aqui tudo bem, não fora o caso de esse objecto tão necessário do campismo ter sido colocado quase em cima das nossas toalhas. O povo português adora um bom ajuntamento...estão habituados a viver em “selvas humanas” e nem na praia conseguem desgrudar. Tendo em conta que a praia até era grande e espaçosa não havia necessidade de estarem mesmo tão próximo de nós...mas isso não incomodava minimamente as criaturas...em contrapartida a nós provocou alguns distúrbios...incomodadas com a situação e, tendo em conta que, essa família estava a ter uma atenção desmedida com a nossa conversa, decidimos que iríamos sair dali e merendar para outro lado...desta vez até V.N.Mil Fontes. Digamos de passagem que foi uma boa ideia. Chegando a Mil Fontes, agarramos na manta do cão (Franginhas) que serviu como manta para a merenda. Segundo a Andreia a manta estava lavadinha... Fomos até à praia esticamos a manta, retiramos o resto do farnel da lancheira e lá petiscamos a olhar para um belíssimo pôr do sol...estávamos nas “sete quintas”, super relaxadas e a curtir o momento...

Ir a Mil Fontes e não comer um gelado da Mabi, seria a mesma coisa que ir a «Roma e não ver o Papá»...portanto o gelado foi a sobremesa...estava óptimo! Pegamos no gelado demos uma voltinha pela Vila e, de seguida (já noite), decidimos regressar. Mas como a disposição e energia ainda era muita, não ficamos por aqui, não rumamos para casa, como seria de esperar...nada disso, estas meninas queriam um pouco mais de agitação, fazendo assim um desvio e foram parar à Aldeia do Meco...para tomar um simples café. É claro que nesta altura a condutora, já se estava a ressentir das poucas horas de sono dormidas e após o café fomos até casa...chegamos por volta das duas da manhã...já não sei ao certo quantos quilómetros fizemos nesse dia...mas foram muitos, quem conhece os locais aqui mencionados apercebem-se disso. Foi uma feliz aventura, um feliz fim de semana! No outro dia (Domingo) houve mais uma ida à praia, mas desta vez, mesmo em Sintra...o sol já brilhava!